quarta-feira, 13 de abril de 2011

Governo brasileiro proíbe Gays de doarem sangue


Isso mesmo o governo brasileiro decidiu que gays lésbicas e bissexuais não podem mais doar sangue. Também "homem que tenha tido relação sexual, oral ou anal, ativo ou passivo, com outro homem", independentemente da condição sexual, mulheres que tenham feito sexo com esses homens, profissionais do sexo e pessoas que tenham tido relações com eles, mesmo com preservativo.
  
A justificativa da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é que esse público segundo estudos indicam que a prevalência do HIV é maior entre os gays, apesar de o contágio do HIV estar equilibrado entre heterossexuais e homossexuais.

O engraçado é que no Brasil fazer alguém se voluntariar a doar sangue é mais difícil que subirem o nosso salário mínimo, e ainda eles proíbem que os gays doem. Acho que eles antes de ver a condição sexual de quem estão doando sangue, eles deveriam ver se ela tem ou não só o HIV, mas também hepatite B e C. Entendo a preocupação deles, mas não adianta apenas restringir um grupo de pessoas, eles teriam que restringir a todos, pois todos são feitos da mesma coisa. Há estudos que apontam que o HIV entre os gays diminuiu e entre os ditos heterossexuais aumentaram, então essa proibição soa como ignorância e preconceito.

Porém eles têm a sua certa “razão”, mas deveriam aplicar a todas as pessoas. No nosso sistema imunológico temos há uma brecha chamada de Janela Imunológica, a qual é o período entre a contaminação da pessoa por um determinado vírus e neste período da Janela Imunológica os exames darão negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem

Nenhum comentário:

Postar um comentário